O superaquecimento é utilizado pelos técnicos assim como um médico analisa a temperatura do corpo de seu paciente. O seu aumento ou a diminuição indica que algo está acontecendo. Tendo em vista sua importância na eficiência do sistema frigorífico, no controle de temperatura e na garantia de não aspiração de líquido pelo compressor, ele deve ser sempre executado tanto em operações de manutenção quanto em montagem de equipamentos novos.
Definição: Diferença entre temperatura de sucção (TS) e a temperatura de evaporação saturada (TEV) SA = TS – TEV
Equipamentos necessários para medição:
- Manifold
- Termômetro de bulbo ou eletrônico (com sensor de temperatura)
- Pedaço de espuma isolante
- Tabela de conversão Pressão X Temperatura
Passos para medição:
1º) Coloque o sensor do termômetro em contato com a linha de sucção, o mais próximo possível do compressor (10 a 20cm). A superfície deve estar limpa e a medição ser feita na parte superior do tubo, para evitar leituras falsas. Recubra o sensor com a espuma, de modo a isolá-lo da temperatura ambiente;
2º) Instale o manifold na sucção (manômetro de baixa);
3º) Depois que as condições de funcionamento estabilizarem-se leia a pressão no manômetro da linha de sucção. Na tabela do fluido em questão obtenha a temperatura de evaporação saturada (TEV). Em nosso site, em produtos consulte as tabelas de pressão X temperatura de cada um dos fluidos refrigerantes RLX.
4º) No termômetro leia a temperatura de sucção (TS) 10 a 20 cm antes do compressor. Faça várias leituras e calcule sua média que será a temperatura adotada;
5º) Subtraia a temperatura de evaporação saturada (TEV) da temperatura de sucção, a diferença é o superaquecimento;
6º) Se o superaquecimento estiver entre 4°C a 6°C, a regulagem da válvula de expansão está correta. Se estiver abaixo, muito refrigerante está sendo injetado no evaporador e é necessário fechar a válvula (girar parafuso de regulagem para a direita – sentido horário). Se o superaquecimento estiver alto, pouco refrigerante está sendo injetado no evaporador e é necessário abrir a válvula (girar parafuso de regulagem para a esquerda – sentido anti-horário).
ATENÇÃO: Após fazer o ajuste da V.E.T. não esquecer de recolocar o capacete.