Retrofit de sistema de Ar-Condicionado Automotivo de R12 para R134a, é possível?

Dodge Charger R/T 1975, ar-condicionado que utilizava o R12 como fluido. Foto: Webmotors

O acessório que se tornou uma indipensável na atualidade, o ar-condicionado era artigo de luxo até o início da década de 90. O primeiro veículo de fabricação Brasileira em série equipado com o sistema foi o Aero-Willys Itamaraty Executivo, em 1966. A contar de 1969 o Ford LTD também o teve, e em 1971 o Dodge Dart teve disponível o sistema como opcional.

Os fabricantes de automóveis até por volta de 1996 ainda utilizavam o R12 como fluído refrigerante em carros novos, porém a sua transição para um fluido menos danoso ao meio ambiente iniciou em 1990, após a assinatura do protocolo de Montreal, que proibiu a fabricação e venda de fluídos que causassem danos a camada de ozônio. Na abertura das importações em 1990, os veículos importados que chegaram em grande quantidade, já estavam atualizados para o fluido com menor impacto ambiental.

 

 

Se o fluido foi banido do mercado, como que os veículos antigos que foram preservados podem se manter com o sistema em funcionamento? Através do retrofit para um fluido moderno, no caso o R134a. Porém o procedimento não se resume a retirar um fluido e colocar outro, cuidados e peças necessitam ser substituídas, conforme abaixo:

Sistema de ar-condicionado do Dodge Dart. Fonte: performancev8.com

– O óleo do sistema com R12 não é miscível com o óleo R134a, se faz necessário uma boa limpeza e se possível com desmontagem do compressor para retirada de 100% dos resíduos de óleo mineral, para após o sistema ser recarregado com óleo PAG. Muito cuidado com o manuseio do óleo PAG, ele é higroscópico, ou seja, absorve umidade do ambiente, não deixe o frasco aberto;

– O filtro secador deve ser substituído, pois o elemento filtrante do R12 não é compatível com o R134a. Muito cuidado para conectar a entrada e saída, pois o filtro tem sentido de passagem do fluido;

– Em relação as mangueiras, faça uma boa revisão e troque se possível as vedações, pois o R134a tem uma pressão de trabalho mais alta e pode vazar;

– Revise o dispositivo de expansão e o substitua por um para R134a se possível, para que o sistema tenha um melhor rendimento;

– Revise o condensador e caso esteja muito danificado ou o sistema tenha baixo rendimento, avalie a sua substituição por um de maior área, moderno. Adicione um eletro-ventilador ao condensador, caso necessário;

– Por fim, realize o vácuo e em seguida a carga de fluido refrigerante R134a, geralmente a quantidade é de 80 a 90% da carga original de R12.

Por Felipe Assumpção

Coordenador Técnico e Pós-Vendas da RLX Fluorochemicals

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