Refrigeração em supermercados exige cuidado especial

Escolha do fluido adequado e correta manutenção estão entre os procedimentos indispensáveis para o setor

O cuidado com a temperatura dos alimentos é necessário em qualquer época do ano, porém com a chegada do Verão, os riscos são ainda maiores. Entre os itens a serem observados pelo setor, está o cuidado com a escolha, instalação e manutenção dos fluidos refrigerantes. Boas práticas evitam o vazamento destes gases e evitam prejuízos financeiros e efeitos nocivos ao meio ambiente. Quando há vazamento, os equipamentos consomem mais energia, o que passa a ser um problema para a natureza, mas também para a empresa, uma vez que aumenta o consumo de energia elétrica.

Historicamente, os sistemas de refrigeração dos supermercados sempre foram os grandes responsáveis pelo uso de substâncias que destroem a Camada de Ozônio, principalmente com o uso de Clorofluorcarbonos-CFCs (usados pelo setor especialmente nos anos 70) e os hidroclorofluorcarbonosHCFCs, conhecidos como R22 (usados mais recentemente). Estudos científicos mostram que o R22 colabora até 1.780 vezes mais para o aquecimento global, que gases naturais (mudança do clima da Terra).

– É importante que sejam verificados possíveis vazamentos nos equipamentos e, jamais, sejam feitas tentativas de economizar na quantidade recomendada de fluido. Essa prática pode diminuir a vida útil do equipamento além de provocar o superaquecimento – explica o CEO da RLX, Ramon Lumertz.

Outra recomendação é fazer o uso adequado do tipo de fluido. A avaliação de um técnico vai mostrar, dependendo da demanda e capacidade dos equipamentos, qual a melhor opção. Entre as opções, o RLX 134 U.V.® combina o fluido refrigerante R-134a com um potente corante ultra violeta que auxilia na rápida detecção de vazamentos sem danificar o sistema. Além disso, economiza tempo e aumenta a produtividade nos serviços de manutenção. É compatível com condicionadores de ar automotivo e equipamentos de refrigeração projetados para o R-134a, e pode ser misturado com o fluido presente no sistema.

Outras notícias